Cuidar do corpo é sinal de amor próprio e de futura qualidade de vida. E por isso, a equipe de Centro Odontológico Sato apóia essa causa!

Dica 7

CAUSAS DO RONCO E DA APNÉIA

O QUE É

Ao dormir toda musculatura do nosso corpo se relaxa, a parte posterior da língua ao relaxar pode diminuir a passagem do ar o que pode provocar vibrações e ruídos.

Esta condição pode evoluir para a Apnéia do Sono, que seria a interrupção da respiração, isto mesmo, durante alguns segundos a respiração da pessoa que sobre de apnéia para por completo.

E isto geralmente ocorre sucessivas vezes durante a noite de sono, causando problemas sérios na saúde do indivíduo podendo causar até a morte.

CAUSAS DO RONCO E DA APNÉIA

- aumento do peso, o ganho de tecido adiposo (gordura) na região do pescoço, diminui a passagem de ar na faringe podendo causar a obstrução ou diminuição da passagem de ar

- uso de álcool e diazepínicos (calmantes);

- constituição dos ossos da face do paciente, como a retrognatia (quando a mandíbula do paciente está posicionada mais para posterior em relação a maxila) diminuem também a passagem de ar;

- adenóides e amígdalas grandes são causas frequentes de ronco em crianças;

- contato das paredes musculares da faringe, que têm diminuição do seu tônus induzido pelo repouso ou pelo decorrer dos anos;

obstrução nasal, rinites, sinusites; desvios de septo, pólipos nasais.

Com os novos estudos, pesquisadores começaram a perceber queda no rendimento das

atividades durante o dia de pacientes que apresentam ronco ou apnéia de pacientes comuns. Os sintomas mais observados são:

-ronco alto e interrompido

-sono agitado

-engasgos noturnos

-sonolência diurna

-despertares frequentes

-fadiga crônica

-irritabilidade

-perda de memória,

-dificuldade de concentração

Como tratar?

O tratamento pode variar de paciente para paciente, somente com uma avaliação mais aprofundada e exames conseguimos sugerir o tipo de tratamento mais conveniente para cada paciente. Hoje em dia os tratamentos mais usados são:

. CPAP
. Dispositivos intra-orais de avanço mandibular

. Dilatadores nasais internos (rino-stents) e externos

. Fonoterapia (exercícios orais específicos)

. Tratamentos cirúrgicos:

ACOMPANHAMENTOS

Dentição Perfeita é Saúde Pra Vida Toda.